16 junho 2007

O Chá Gorreana - The Gorreana Tea


Pois é ao contrario do que a maioria das pessoas pensam que os ingleses são os unicos a produzir e plantar as folhas do chá , é nos Açores que encontramos a unica plantação de chá da Europa chamada Gorreana.

Fica aqui o link para este site e maravilhe-se .


Most people think that the british are the only tea producers on Europe , they are wrong , the only tea plantation and prodution is in the São Miguel Island , called Gorreana.

Clik in the link and enjoy.

Ilha de Santa Maria

Baia São Lourenço - São Lourenço Bay



Mapa dos Açores - Ilha Sta. Maria
Azores Map - Santa Maria Island


A ilha de Santa Maria situa-se no extremo sudeste do arquipélago dos Açores, fazendo parte do seu Grupo Oriental. Tem uma superfície de 97,4 km2 e uma população residente (gentílico: marienses) de 5 578 habitantes (2001), distribuída pelas 5 freguesias que compõem o concelho de Vila do Porto, o único da ilha. O principal pilar de sustentação da economia da ilha é a actividade aeronáutica, com o Aeroporto Internacional de Santa Maria e o Centro de Controlo Aéreo do Atlântico, o qual administra a FIR Oceânica de Santa Maria, uma das maiores e mais importantes regiões de informação de voo do Mundo. Terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada, por volta de 1427, pelo navegador português Diogo de Silves. Cristóvão Colombo escalou a ilha no regresso da sua primeira viagem à América.






Santa Maria é a ilha mais antiga do arquipélago, com formações que ultrapassam os 8,12 milhões de anos de idade[1], sendo por isso a de vulcanismo mais remoto. Esta idade comparativamente avançada confere maturidade ao relevo e explica a presença de extensas formações de origem sedimentar onde se podem encontrar fósseis marinhos. É também a única dos Açores que não apresenta actividade vulcânica recente, embora esteja sujeita a sismicidade relativamente elevada dada a sua proximidade ao troço final da Falha Glória (zona de fractura Açores-Gibraltar).
Com apenas 97,4 km2 de área emersa, forma grosseiramente oval, com um comprimento máximo no sentido noroeste-sudeste de 16,8 km, a ilha está dividida em duas regiões com aspecto geomorfológico nitidamente contrastante:
Uma extensa região aplanada e baixa, ocupando os dois terços ocidentais da ilha, com uma altitude máxima de 277 m nos Piquinhos, com solos argilosos. A baixa altitude não permite a intercepção da humidade atmosférica, gerando um clima seco, que dá a esta região da ilha um carácter distintamente mediterrânico, em forte contraste com o resto do arquipélago. No extremo sudoeste desta zona aplainada situa-se a vila de Vila do Porto, a maior povoação da ilha (com cerca de 65% da população residente) e as freguesias de São Pedro e de Almagreira. O aeroporto de Santa Maria ocupa toda a faixa litoral oeste da ilha, aproveitando a paisagem naturalmente plana do local e a ausência de obstáculos nas suas zonas de aproximação. Na costa sudoeste, na foz das duas ribeiras que ali confluem, encontra-se uma profunda enseada onde se localiza o porto da Vila do Porto. Uma larga baía a norte, abriga o porto dos Anjos, o povoado mais antigo da ilha e o local de desembarque de Cristóvão Colombo aquando da sua vinda da descoberta da América.
O terço oriental da ilha é constituído por terras altas, muito acidentadas e esculpidas pela erosão. Nesta zona situa-se o ponto mais elevado da ilha, o Pico Alto, com 590 metros de altitude, e os picos das Cavacas (491 m) e Caldeira (481 m). A intercepção da humidade dos ventos leva à formação de nuvens orográficas em torno do pico, propiciando abundante precipitação oculta e dando à área condições para a existência de uma vegetação rica e de alguma agricultura. Nesta região situam-se as freguesias de Santa Bárbara e de Santo Espírito, as mais rurais e mais agrícolas da ilha.






Tradições, lendas e curiosidades






Como nas restantes ilhas dos Açores, a actividade cultural na ilha é marcada pelas festas do Espírito Santo. Estas festas remontam à fase inicial do povoamento do arquipélago e ao papel relevante que os franciscanos espirituais e a Ordem de Cristo tiveram na vida religiosa açoriana. O ritual inclui a coroação de uma ou mais crianças, que usa o ceptro e uma coroa de prata, símbolos do Espírito Santo, culminando com uma grande festa no sétimo domingo depois da Páscoa, o domingo de Pentecostes. Para além desta festa, que é celebrada praticamente em todas as ilhas, decorre a 15 de Agosto, feriado da ilha, a festa da Nossa Senhora da Assunção.
No último fim-de-semana de Agosto, realiza-se na Praia Formosa o festival Maré de Agosto, um dos festivais de música mais concorridos do arquipélago.
Ainda no aspecto cultural, é de referir o Museu Etnográfico de Santo Espírito, onde também se podem ver utensílios, potes, talha e outros objectos confeccionados com o barro vermelho da ilha.
A nível de artesanato destacam-se a louça em barro vermelho e outras peças de olaria, cuja tradição se procura recuperar, as camisolas de lã feitas manualmente, as mantas de retalhos coloridas e os panos de linho, os chapéus de palha, os cestos de vime e vários objectos em ferro e madeira.





Outros pontos de interesse são as ruínas da casa do capitão João Soares de Sousa (século XVI), com as suas janelas góticas, os solares antigos, com portadas góticas, janelas manuelinas e telhados de quatro águas, e os paços do concelho, situados no antigo Convento de São Francisco de Vila do Porto, um edifício do século XVII, que alberga actualmente a Câmara Municipal e outros organismos públicos, destacando-se o claustro com arabesco e um jardim interior.
O Forte de São Brás, sobranceiro ao porto da Vila, constitui um exemplo de arquitectura militar, construído durante o domínio filipino para proteger a população dos frequentes ataques de piratas. No seu interior encontra-se a Ermida de Nossa Senhora da Conceição da Rocha.
A praia de São Lourenço, com as suas piscinas naturais, o Pico Alto, de onde se tem uma visão privilegiada de Santa Maria, e a Praia Formosa, com as suas magníficas areias, águas mornas e o Farol da Maia, são alguns dos pontos de interesse da ilha. O sector primário é dominado pela área da agro-pecuária, a qual constitui a base da economia rural de Santa Maria, embora não tenha a pujança e a importância económica que atinge noutras ilhas.

Ilha de São Miguel

São Miguel é a maior das ilhas do arquipélago dos Açores. Com uma superfície de 746,82 km², mede 90 quilómetros de comprimento e de 8-15 km de largura e conta com uma população de 131 609 habitantes (2001), mais 4,5% que uma década antes.
É composta pelos concelhos de Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo. E é também designada por Ilha Verde, devido às suas pastagens infinitas, aquando da sua descoberta por volta de 1426/1439, começou a ser povoada (por cerca de 1440) por portugueses e por judeus, mouros e franceses.
A tão aludida Lagoa das Sete Cidades, com as suas duas lagoas - azul e verde - limitadas por uma caldeira, o ilhéu de Vila Franca, reserva natural, assim como o Vale das Furnas, com as suas fumarolas, de águas e lamas quentes e medicinais, são apenas alguns exemplos dos inúmeros pontos atractivos que São Miguel apresenta.
O sector primário constitui a principal actividade económica da ilha, sobretudo a área agrícola. Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo são os concelhos da ilha.
O natural ou habitante da ilha de São Miguel denomina-se micaelense.

Os pontos de interesse turístico são variados. O Vale das Furnas, o verdadeiro ex-libris da ilha tem uma visão paradisíaca com o vapor das caldeiras, a água a ferver que se mistura e envolve com a beleza da lagoa. É um cenário difícil de descrever.
Um dos pontos de interesse da ilha é a Lagoa do Fogo, que se situa na Serra de Água de Pau, bem como a Lagoa do Congro, localizada a poucos quilômetros da Vila Franca do Campo.
A Lagoa das Sete Cidades é a outra das três grandes lagoas da ilha. Com uma cratera de grandes dimensões, está divida em duas partes, chamadas respectivamente de azul e verde.

Na zona Este da ilha, fica o Pico da Vara - a maior elevação da ilha - com 1103 metros de altitude. Na zona central, a serra de Água de Pau com 940 metros de altura e na zona Oeste situa-se a Caldeira das Sete Cidades com 850 metros de altitude.

Nas suas férteis terras são produzidos cereais, chá, fruta e vinho e alimentam o gado bovino.
A primeira capital da ilha foi Vila Franca do Campo, que veio a ser arrasada por um sismo em 1522, altura em que foi transferida para Ponta Delgada. Ponta Delgada é uma cidade em constante desenvolvimento, onde se mantêm ainda as suas igrejas e palácios dos séculos XVI e XIX.
A maior festa religiosa dos Açores é nesta ilha realizada, mais propriamente na cidade de Ponta Delgada, onde acorrem todos os anos milhares de pessoas. São as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que são realizadas todos os anos no quinto Domingo depois da Páscoa.

Outra manifestação religiosa desta ilha são os Romeiros. Por altura da Semana Santa, grupos de algumas dezenas de homens percorrem a ilha a pé, durante oito dias, rezando e cantando em todas as Igrejas e Ermidas que se deparam pelo caminho.

Vida!


Mosteiros ( São Miguel )


Pois é afinal o que levamos da nossa vida além dos bons momentos ??

Muitas vezes a nossa vida é feita por momentos dificeis e são aqueles pequenos momentos bons que ás vezes nos dão a esperança que tudo irá melhorar , e nada como um fim de um dia ( por-do-sol ) para dar lugar a outro dia, para que as coisas se possam transformare para melhor, e como diz o Pedro Abrunhosa :


"DIFICIL"


Hoje acordei, e senti-me sozinho
Um barco sem vela,
um corpo sem ritmo
Amanheci e vesti-me de preto
Um gesto cansado um olhar no deserto


Quando todos vão dormir
É mais facil desistir
Quando a noite está a chegar
É dificil não chorar


Eu não quero ser
A luz que já não sou
Não quero ser primeiro
Sou o tempo que acabou
Eu não quero ser
As lágrimas que vez
Não quero ser primeiro
Sou um barco nas marés


Adormeci, sem te ter a meu lado
Um corpo sem alma,
guitarra sem fado
Um sonho na noite e olhei-me ao espelho
Umas mãos de criança num rosto de velho


Quando todos vão dormir
É mais facil desistir
Quando a noite está a chegar
É dificil não chorar


Eu não quero ser
A luz que já não sou
Não quero ser primeiro
Sou o tempo que acabou
Eu não quero ser
As lágrimas que vez
Não quero ser primeiro
Sou um barco nas marés

15 junho 2007

Minhas Photos - My Photos

Fotos-ilha São Miguel / Photos São Miguel Island

Jardim Dª Beatriz ( Furnas - São Miguel ) - Dª Beatriz Garden


Cascata da Caldeira Velhas ( Ribeira Grande - São Miguel ) - Cascate of Caldeira Velhas


Piscina Natural - Parque Terra Nostra ( Furnas - São Miguel ) - Natural Warm Water Pool

Jardim Dª Beatriz ( Furnas - São Miguel ) - Garden Dª Beatriz



Lagoa das Furnas ( São Miguel ) - Furnas Lake

Os Açores - The Azores





Vou começar por falar da minha terra , ou seja, os Açores.

São nove ilhas no meio do Oceano Atlântico localizadas a 1300 km a oeste do continente português, no oceano Atlântico com uma área de 2247 km quadrados.

O arquipélago divide-se em três grupos:

O grupo oriental constituido pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria e os ilhéus das Formigas.
O grupo central constituido pelas ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa e finalmente o grupo ocidental é formado pelas ilhas Flores e Corvo.

História :

As ilhas foram descobertas por marinheiros portugueses por volta de 1427. Nos anos 1430 e 1440, os portugueses e flamengos habitaram as ilhas. Entre os anos 1580 e 1640 as ilhas foram ocupadas pelos espanhóis e foram palco de vários combates navais entre os portugueses, os ingleses e os espanhóis.

Como Chegar:

Existem ligações aéreas regulares (cerca de 2 horas de vôo) entre Lisboa e três aeroportos dos Açores situados em Ponta Delgada (ilha de São Miguel), Angra do Heroísmo (ilha Terceira) e Horta (ilha do Faial).
Ponta Delgada tem, também, ligações regulares com o Funchal (Madeira) e, na época alta, com Porto e Frankfurt (Alemanha). Para além disso ainda existem vôos charter ligam América e Canada ao aeroporto das Lajes.
Além de existir vôos charter de Gotemburgo, Estocolmo e Copenhaga para o Aeroporto de Ponta Delgada.

Curiosidades :

Há quem afirme que estas ilhas faziam parte da misteriosa Atlântida. Certamente que nunca ouviu falar de um sítio onde há lagoas azuis e verdes, lenda de lágrimas de um príncipe de olhos verdes e de uma princesa de olhos azuis que muito choraram por não poder casar.
Também só nos Açores pode comer um prato tradicional cozido em panelas de ferro nos vapores quentes das águas minerais que brotam do solo.
No fundo do mar escondem-se tesouros de fauna e de flora e, quem sabe, tesouros de outra estirpe, pois por aqui se cruzavam as rotas das antigas naus que faziam o comércio entre o Novo e o Velho Mundo.
_________________________________________________________________

I going to start for speaking of my land, that is, the Azores.

They are nine islands in the middle of the Atlantic Ocean and located et the 1300 km from the west of Continent Portuguese, with an area of 2247 km squared.

The archipelago is divided in three groups:

The eastern group for the islands of São Miguel and Santa Maria and the ilhéus of the Ants.
The central group by the islands do Faial, Pico and São Jorge, Terceira and Graciosa and finally group occidental is formed by the islands Flores and Corvo.
The biggest city of the islands is Ponta Delgada, in the island of São Miguel who is also the biggest island of the archipelago.

The islands are of volcanic origin, except Santa Maria. The point highest of the archipelago and Portugal is placed in the peak of Pico and measures height 2351 meters.

To arrive:

Regular aerial linkings (about 2 flight hours) between Lisbon and Porto , in the three situated airports of the Açores in Ponta Delgada (island of São Miguel), Angra do Heroísmo (Terceira ) and Horta exist (island of the Faial).
Ponta Delgada has, also, regular linkings with Funchal (Madeira ) e, at the time high, with Frankfurt (Germany). For more flights exist to charter bind America and Canada to the airport of the Angra do heroismo and Ponta Delgada . Besides existing flights to charter of Gotemburg, Estocolm and Copenhaga for the Airport of Ponta Delgada.

History:

The islands had been discovered by Portuguese sailors for 1427 return. In years 1430 and 1440, the Portuguese and flamengos had inhabited the islands.
Between years 1580 and the 1640 islands they had been occupied by the Spanhish and they had been palco of some naval combats between the Portuguese, the English and the Spanish.

Curiosity´s:

It has who affirms that these islands were part of the mysterious Atlantis.
Certainly that never it heard to speak of a small place where has blue and green lagoons, legend of tears of a prince of green eyes and a princess of blue eyes that much had cried for not being able to marry.

Also in the Azores only can eat a traditional plate stew in pans of iron of the mineral waters that sprout of the ground.

In the deep one of the sea treasures of fauna and flora and, who knows, treasures of another lineage are hidden, therefore for if they crossed the routes of the old vessels that made the commerce between the New and the Old World here.

14 junho 2007

Terminando


Termino hoje os meus dias sem trabalhar tudo devido a um pequeno precalço ( um rompimento dos ligamentos do perónio ), amanhã já estou de novo no meu local de trabalho de volta às encomendas e previsões de vendas!!!

Primeira


Como primeira foto decidi dar um pouco de cor para lembrar a primavera já que esta recusa-se em pleno Junho chegar às nossas ilhas. Será que vamos ter verão , nos ultimos anos o verão tem se resumido a un punhado de dias de sol de cada vez