16 junho 2007

Ilha de Santa Maria

Baia São Lourenço - São Lourenço Bay



Mapa dos Açores - Ilha Sta. Maria
Azores Map - Santa Maria Island


A ilha de Santa Maria situa-se no extremo sudeste do arquipélago dos Açores, fazendo parte do seu Grupo Oriental. Tem uma superfície de 97,4 km2 e uma população residente (gentílico: marienses) de 5 578 habitantes (2001), distribuída pelas 5 freguesias que compõem o concelho de Vila do Porto, o único da ilha. O principal pilar de sustentação da economia da ilha é a actividade aeronáutica, com o Aeroporto Internacional de Santa Maria e o Centro de Controlo Aéreo do Atlântico, o qual administra a FIR Oceânica de Santa Maria, uma das maiores e mais importantes regiões de informação de voo do Mundo. Terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada, por volta de 1427, pelo navegador português Diogo de Silves. Cristóvão Colombo escalou a ilha no regresso da sua primeira viagem à América.






Santa Maria é a ilha mais antiga do arquipélago, com formações que ultrapassam os 8,12 milhões de anos de idade[1], sendo por isso a de vulcanismo mais remoto. Esta idade comparativamente avançada confere maturidade ao relevo e explica a presença de extensas formações de origem sedimentar onde se podem encontrar fósseis marinhos. É também a única dos Açores que não apresenta actividade vulcânica recente, embora esteja sujeita a sismicidade relativamente elevada dada a sua proximidade ao troço final da Falha Glória (zona de fractura Açores-Gibraltar).
Com apenas 97,4 km2 de área emersa, forma grosseiramente oval, com um comprimento máximo no sentido noroeste-sudeste de 16,8 km, a ilha está dividida em duas regiões com aspecto geomorfológico nitidamente contrastante:
Uma extensa região aplanada e baixa, ocupando os dois terços ocidentais da ilha, com uma altitude máxima de 277 m nos Piquinhos, com solos argilosos. A baixa altitude não permite a intercepção da humidade atmosférica, gerando um clima seco, que dá a esta região da ilha um carácter distintamente mediterrânico, em forte contraste com o resto do arquipélago. No extremo sudoeste desta zona aplainada situa-se a vila de Vila do Porto, a maior povoação da ilha (com cerca de 65% da população residente) e as freguesias de São Pedro e de Almagreira. O aeroporto de Santa Maria ocupa toda a faixa litoral oeste da ilha, aproveitando a paisagem naturalmente plana do local e a ausência de obstáculos nas suas zonas de aproximação. Na costa sudoeste, na foz das duas ribeiras que ali confluem, encontra-se uma profunda enseada onde se localiza o porto da Vila do Porto. Uma larga baía a norte, abriga o porto dos Anjos, o povoado mais antigo da ilha e o local de desembarque de Cristóvão Colombo aquando da sua vinda da descoberta da América.
O terço oriental da ilha é constituído por terras altas, muito acidentadas e esculpidas pela erosão. Nesta zona situa-se o ponto mais elevado da ilha, o Pico Alto, com 590 metros de altitude, e os picos das Cavacas (491 m) e Caldeira (481 m). A intercepção da humidade dos ventos leva à formação de nuvens orográficas em torno do pico, propiciando abundante precipitação oculta e dando à área condições para a existência de uma vegetação rica e de alguma agricultura. Nesta região situam-se as freguesias de Santa Bárbara e de Santo Espírito, as mais rurais e mais agrícolas da ilha.






Tradições, lendas e curiosidades






Como nas restantes ilhas dos Açores, a actividade cultural na ilha é marcada pelas festas do Espírito Santo. Estas festas remontam à fase inicial do povoamento do arquipélago e ao papel relevante que os franciscanos espirituais e a Ordem de Cristo tiveram na vida religiosa açoriana. O ritual inclui a coroação de uma ou mais crianças, que usa o ceptro e uma coroa de prata, símbolos do Espírito Santo, culminando com uma grande festa no sétimo domingo depois da Páscoa, o domingo de Pentecostes. Para além desta festa, que é celebrada praticamente em todas as ilhas, decorre a 15 de Agosto, feriado da ilha, a festa da Nossa Senhora da Assunção.
No último fim-de-semana de Agosto, realiza-se na Praia Formosa o festival Maré de Agosto, um dos festivais de música mais concorridos do arquipélago.
Ainda no aspecto cultural, é de referir o Museu Etnográfico de Santo Espírito, onde também se podem ver utensílios, potes, talha e outros objectos confeccionados com o barro vermelho da ilha.
A nível de artesanato destacam-se a louça em barro vermelho e outras peças de olaria, cuja tradição se procura recuperar, as camisolas de lã feitas manualmente, as mantas de retalhos coloridas e os panos de linho, os chapéus de palha, os cestos de vime e vários objectos em ferro e madeira.





Outros pontos de interesse são as ruínas da casa do capitão João Soares de Sousa (século XVI), com as suas janelas góticas, os solares antigos, com portadas góticas, janelas manuelinas e telhados de quatro águas, e os paços do concelho, situados no antigo Convento de São Francisco de Vila do Porto, um edifício do século XVII, que alberga actualmente a Câmara Municipal e outros organismos públicos, destacando-se o claustro com arabesco e um jardim interior.
O Forte de São Brás, sobranceiro ao porto da Vila, constitui um exemplo de arquitectura militar, construído durante o domínio filipino para proteger a população dos frequentes ataques de piratas. No seu interior encontra-se a Ermida de Nossa Senhora da Conceição da Rocha.
A praia de São Lourenço, com as suas piscinas naturais, o Pico Alto, de onde se tem uma visão privilegiada de Santa Maria, e a Praia Formosa, com as suas magníficas areias, águas mornas e o Farol da Maia, são alguns dos pontos de interesse da ilha. O sector primário é dominado pela área da agro-pecuária, a qual constitui a base da economia rural de Santa Maria, embora não tenha a pujança e a importância económica que atinge noutras ilhas.

Sem comentários: