23 junho 2007

Ilha do Pico


In English : http://en.wikipedia.org/wiki/Pico_Island

A Ilha do Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, e dista da Ilha do Faial 8,3 km e da Ilha de São Jorge dista 15 km. Tem uma superficie de 447 km²; e conta com uma população residente de 14 806 habitantes (em 2001). Mede 50 km de comprimento e 20 km de largura. Deve o seu nome a majestosa montanha vulcânica (Ponta do Pico ou Montanha do Pico) que termina num pico pronunciado cujo topónimo é Pico Pequeno ou Piquinho. É a mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que emerge do Atlântico, atingindo 2 351 metros de altitude.
Administrativamente, a ilha é constituida por três concelhos: concelhos das Lajes do Pico com seis freguesias, Madalena e São Roque do Pico, ambas com cinco freguesias.
Dispõe em Santa Luzia, um moderno Aeroporto Regional com ligações aérias directas com Lisboa (TAP/SATA Internacional) e Terceira (Lajes) e Ponta Delgada (SATA Air Açores). Tem ligações marírtimas diárias(transmaçor) com a cidade da Horta e vilas das Velas e Calheta. Durante os meses de Verão usufrui de ligações marítimas com as restantes ilhas do arquipélago.

Cultura e Património

A Ilha do Pico inclui o sítio Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Património Mundial da UNESCO.

Em Julho de 2004, o comité da UNESCO considerou a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico como Património da Humanidade. A área engloba os lajidos das freguesias da Criação Velha e de Santa Luzia. A cultura da vinha domina a parte ocidental da ilha, sendo o famoso "Verdelho do Pico" cultivado em pequenas quadrículas de terreno onde crescem as vinhas, separados por muros de basalto negro feitos de pedra solta, chamados localmente de "currais".
Presentemente, pretende-se constituir um Parque Nacional na Ilha do Pico, englobando a área da Montanha do Pico e o Planalto Central.Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
Outro património inclui: a Gruta das Torres, na Criação Velha; as Furnas de Frei Matias; Na Madalena, Museu do Vinho, instalado no antigo Convento das Carmelitas; o Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico; o Museu Regional dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

Tradições, festas e curiosidades

Festa e Procissão do Senhor Bom Jesus (São Mateus, Madalena), Semana dos Baleeiros (N. Sra. de Lurdes), Cais Agosto (Cais do Pico - S.Roque), Festa de São Roque, Festas de Santa Maria Madalena, Semana das Vindimas, Festas do Espírito Santo.

22 junho 2007

Monumento Açores - Brasil - Relógio de Sol




MONUMENTO AÇORES - BRASIL COMEMORATIVO AOS 256 ANOS DA CHEGADA DOS AÇORIANOS NA ILHA DE SANTA CATARINA - 1748 - 2004


Apresentação


Os conceitos criados por Eduardo de Souza, Geógrafo, que Trabalho de Conclusão de Curso trabalhou com este tema, foram muito felizes, pois sintetizaram vários assuntos em um único monumento - Açores e Santa Catarina, a roda bolandeira e os antigos engenhos do litoral, a mesma roda e a UFSC que leva este elemento em seu brasão de armas, além do relógio de Sol equatorial, excelente figura que nos remete a conceitos maiores, o Sol e a Terra.
Arq. Vicenzo Berti
VEJA A GALERIA DE FOTOS DA OBRA

O que são os relógios de SolA construção dos relógios de Sol datam de muitos anos. Sempre foram, conscientemente construídos com o intuito de medir o tempo, o que parece óbvio, mas é certo que as civilizações antigas chegaram até as técnicas de construção destes equipamentos através de muita observação de seu meio-ambiente, edificando as bases da astronomia, vendo os movimentos gerais do Sol, o nascer e o ocaso, além de comparar tudo isso com as estações do ano.

Muitas vezes a relação dos povos para com os movimentos dos astros em geral tinha a base eminentemente na religião onde, através da mitologia, as constelações recebiam seus nomes.
Inconscientemente o respeito para com os movimentos dos astros e da Terra reside nas religiões antigas, que tinham nos astros algumas das inspirações mais comuns. Talvez pela relação mítica, os relógios de Sol continuaram a ser construídos durante milênios até hoje. Independente disto, a medição do tempo através da sombra de um gnômom, elemento que produz a sombra em cima de um suporte dividido em partes, chama a atenção e atrai observadores, que em primeira instancia são atraídos pelo desconhecido, pela curiosa medição do tempo feita por um equipamento que não necessita de eletricidade e tecnologias contemporâneas.

O uso de relógios de Sol, antigos ou atuais, remete-nos à grande movimentação do nosso planeta ao redor do astro que mantém a vida na Terra. Desta forma, atrai pela curiosidade e acaba agindo como um elemento automaticamente didático e uma ode ao cosmo.


A imigração açoriana para o Brasil

A verdadeira colonização do Brasil mediante a imigração sistemática, teve seu início em 1532, com a chegada da famosa expedição de MARTIN AFFONSO DE SOUZA, que fundou a primeira vila no Brasil, chamada de São Vicente. Mais importante do que uma simples Feitoria, a Vila de São Vicente desenvolveu-se, vindo a constituir sede de próspera capitania.
A partir de 1532 numerosos portugueses foram paulatinamente se estabelecendo ao longo do litoral brasileiro desde a foz do Amazonas até o estuário do Rio da Prata. Eram atraídos pelos bens que a nova terra lhes oferecia, graças aos tesouros enterrados em seu subsolo, à exuberância de sua natureza e à prodigiosidade de seu solo adequado ao cultivo agrícola e pastoril. A isso se aliava a relativa facilidade de obtenção do braço indígena trabalhador, pois os brasilíndios litorâneos eram pouco hostis aos primeiros desbravadores. A colonização das novas terras descobertas por PEDRO ÁLVARES CABRAL foi se processando por surtos, determinados por levas de imigrantes mais ou menos numerosas e aportadas em épocas as mais diversas.
A emigração de casais açorianos para o Brasil começou no Século XVII, quando 50 familias constituídas por 219 pessoas embarcaram, no dia 29 de março de 1677, no barco Jesus, Maria e José em Horta, Ilha de Faial, com destino ao Grão Pará, atual Estado do Pará,.
Em meados do Século XVII começou a se realizar, por determinação das autoridades de Lisboa, uma bem sucedida experiência de colonização dotipo moderno mediante a fixação de famílias ao solo. Essa imigração em massavisava defender e povoar os atuias estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois a Coroa estava convencida que a melhor maneira de garantir a posse da terra era povoá-la. Assim, imigraram para o Brasil a partir de 1732 milhares de colonos ilhéus oriundos do arquipélago dos Açores.
Em 31 de agosto de 1746, o rei DOM JOÃO V de Portugal comunicou aos habitantes das ilhas dos Açores que a Coroa oferecia uma série de vantagens aos casais ilhéus que decidissem emigrar para o litoral do sul do Brasil. Nos termos de um edital fartamento distribuído pelas nove ilhas do arquipélago as vantagens do convite eram evidentes:- "haverá um grande alívio nas ilhas porque elas não mais verão padecer os seus moradores, uma vez que vão diminuir os males da indigência em que todos vivem;"- "haverá um grande benefício para o Brasil, já que os imigrantes irão cultivar terras ainda não exploradas."O edital acenava com uma série de mordomias, a partir do "transporte gratuito até os citios que se lhes destinarem para as suas abitaçoens. E logo que chegarem aos citios que haverão de habitar, se dará a cada casal uma espingarda, duas enxadas, um machado, uma enxó, um martelo, um facão, duas facas, duas tesouras, duas verrumas, uma serra com sua lima e travadeira, dois alqueires (27,5 litros) de sementes, duas vacas e uma égua. No primeiro ano se lhes dará a farinha, que se entende bastar para o sustento, assim dos homens como das mulheres, mas não às crianças que não tiverem 7 anos e, aos que tiverem até os 14, se lhes dará quarta e meia de alqueire para cada mês. Se dará a cada casal um quarto de légua em quadra, para principiar as suas culturas, sem que se lhes levem direitos nem salários algum por esta sesmaria. E quando, pelo tempo adiante tiverem família com que possam cultivar mais terra, a poderão pedir ao governador do distrito".
Sua Majestade definiu que o primeiro estabelecimento de casais açorianos seria feito na Ilha de Santa Catarina e nas suas vizinhanças, "em que a fertilidade da terra, abundância de gados e grande quantidade de peixes conduzem muito para a comodidade e fartura desses novos habitantes".
Em menos de um ano, 7.817 pessoas declararam o desejo de se transferirem para o outro lado do Atlântico. Uma Provisão Régia do rei DOM JOÃO V, de 9 de agosto de 1747, determinou ao brigadeiro JOSÉ DA SILVA PAES, então governador da capitania da Ilha de Santa Catarina, que tomasse cuidado em tratar bem os novos colonos: "O dito brigadeiro porá todo o cuidado em que estes novos colonos sejam bem tratados e agasalhados e, assim que lhe chegar esta ordem, procurará escolher assim na mesma Ilha, como nas terras adjacentes, desde o Rio de São Francisco do Sul até o Serro de São Miguel, nos altos da Serra do Mar, e no sertão correspondente a este distrito, com atenção porém que se não dê a justa razão de queixa aos espanhóis confinantes".
Em 1747, FELICIANO VELHO OLDENBOURG, o fundador da companhia de comércio denominada Companhia da Ásia Portuguesa, fechou umcontrato com o governo português para transportar , para o atual Estado de Santa Catarina, as cerca de 4.000 familias açorianas que atendaram ao edital de D. JOÃO V. A maioria delas emigrou porque a miséria grassava no Arquipélago, resultado do fraco desenvolvimento das ilhas na produção do trigo e do pastel, uma planta tintureira, outrora as suas maiores riquezas. A isso acresceu-se o excesso demográfico, que atingia níveis intoleráveis nas ilhas maiores.
Santa Catarina recebeu 4.612 pessoas em 1748, 1.666 em 1749, 860 em 1750 e 679 em 1753. Somente nesses cinco anos, os casais açorianos que ali seestabeleceram duplicaram a escassa população da então capitania de Santa Catarina. Dos imigrantes aportados, trinta por cento fixou-se nas freguesias de Nossa Senhora do Rosário, da Enseada de Brito e de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa. Esse forte contingente ilhéu saiu de 72 freguesias dos Açores distribuídas pelas ilhas Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico, São Miguel,Santa Maria e Faial. Depois disso a emigração das ilhas ocorreu com homens solteiros, mulheres solteiras e familias. Deve-se a essa gente o povoamento das regiões litorâneas do sul do Brasil, especialmente dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A imigração continuou no Século XX. Na década de 1911 a 1920, emigraram para o Brasil 2.740 açorianos. Na década de 1921 a 1930, foi de 3.401 o número de açorianos emigrados.
Ainda hoje, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, há sinais evidentes da presença açoriana, não só na arquitetura mas também nos usos, costumes e tradições, como as "Reisadas" e as "Festas do Espírito Santo", à boa maneira daquelas ilhas. A cidade de Porto Alegre-RS é um exemplo dos bons resultados da colonização açoriana. O local onde se encontra Porto Alegre era constituído por terras de sesmaria obtidas pelo imigrante madeirense Jerônimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos em 1740. Denominou-se inicialmente Porto Dornelles. Através da solicitação do governo do atual estado do Rio Grande do Sul, os portugueses resolveram firmar seu domínio naquele estado enviando levas de colonizadores açorianos que lá desembarcaram em fins de janeiro de 1752. Foram 60 casais, com mais de 300 pessoas, que vieram juntar-se aos povoadores iniciais e transformaram o local uma cidade que foi chamada oficialmente de Porto de São Francisco dos Casais em homenagem a esses imigrantes. O sucesso desse esforço de povoamento assegurou ao Brasil a integração das terras situadas mais ao sul do Estado de São Paulo, complementando a ação das Entradas e Bandeiras que, acompanhando os afluentes da margem esquerda do Rio Paraná, já se haviam entranhado e apossado de quase toda a bacia desse grande rio.
Deve-se destacar que os açorianos aparecem, na história do Brasil, em diversas regiões. Além dos que se estabeleceram em Grão Pará e Santa Catarina, outros se espalharam pelo Brasil. As principais atividades exercidas variavam de acordo com a região onde se fixaram:
Agricultura: Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Caça à baleia: Pará e Paraíba
Extração Mineral: Minas Gerais
Pecuária: São Paulo e São Vicente
Pesca: Santa Catarina
Produção de Açúcar: Bahia e Pernambuco
Produção de Borracha: Amazonas
Serviços: Rio de Janeiro
Atualmente, vivem no Brasil mais de 1 milhão e 200 mil portugueses, grande parte constituída por açorianos e seus descendentes.
(Baseado em texto de José Pinheiro Machado de Assis Brasil)

Café Peter




Sem duvida um dos icones da ilha do faial é sem duvida o Café Peter Sport onde se reunem amigos, velejadores e podemos provar o seu famoso Gin tónico


Fica aqui o site do mesmo:

Click in the link for English :


Ilha do Faial




In English click :




Situada no extremo ocidental do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, a Ilha do Faial está separado da Ilha do Pico por um estreito de 8,3 km (ou 4,5 milhas náuticas) de largura - o Canal do Faial. Tem uma área de 172,43 km² e uma população residente de 15 063 habitantes (em 2001). Em 1924, Raúl Brandão chamou-a de "Ilha Azul" devido à grande quantidade de hortênsias (localmente chamados de novelos) que florescem ao longo das estradas, nos meses de Verão. Dispõe de um moderno Aeroporto Internacional, com ligações aéreas regulares inter-ilhas e directas com Lisboa, bem como de diversas ligações maritímas inter-ilhas.
Veja também o artigo Horta, cidade e sede de concelho do mesmo nome.


[editar] História
Deve o seu actual nome a abundância de árvores de faia-das-ilhas (lat. Myrica faya) aquando do seu povoamento. Em 1460, a designação henriquina era "Ilha de São Luís [de França]". Na cartografia do Século XIV, a ilha aparece pela primeira vez individualizada no Atlas Catalão de 1375-1377, como "Ilha da Ventura". No ano de 1432, Gonçalo Velho Cabral terá achado as ilhas do Grupo Central. Diogo de Teive passa ao largo da Ilha do Faial na sua 1.ª viagem de exploração para Ocidente do Mar dos Açores, em 1451.

[editar] Povoamento
O relato da primeira expedição à Ilha do Faial pertence a Valentim Fernandes da Morávia. Ele nos diz que o confessor da Rainha de Portugal, Frei Pedro, indo a Flandres, como embaixador para a Duquesa de Borgonha, Infanta D. Isabel de Portugal, relacionou-se com um nobre flamengo chamado Joss van Hurtere, ao qual contou "como se acharam as ilhas em tal rota e que havia nelas muita prata e estanho (porque para ele, as ilhas dos Açores eram as supostas ilhas Cassitérides)". Hurtere demoveu 15 homens de bem, trabalhadores, "dando a mesmo a entender, de como lhes faria ricos" se lhe o acompanharem.
Por volta de 1465, Hurtere desembarca pela primeira vez na ilha, juntamente com mais 15 flamengos, com o fim de achar os ditos metais preciosos. Os primeiros povoadores terão desembarcado primeiramente no areal da enseada da Praia do Almoxarife. Permaneceram na ilha durante 1 ano, na Lomba dos Frades, até que se esgotam os mantimentos que tinham trazido. Revoltados por não encontrarem nada do que lhes fora prometido, os seus companheiros andaram para o matar, que com esperteza escapou da ilha, voltando para a Flandres comparecendo novamente perante a Duquesa da Borgonha. (Crónicas da Província de São João Evangelista, Frei Agostinho de Monte Alverne)
Por volta de 1467, Hurtere regressa numa expedição organizada sob o patrocínio da Duquesa da Borgonha. Ela mandou homens e mulheres de todas as condições, e bem assim como padres, e tudo quanto convém ao culto religioso, e além de navios carregados de móveis e de utensílios necessários à cultura das terras e à construção de casas, e lhes deu, durante 2 anos, tudo aquilo de que careciam para subsistir, segundo legenda feita pelo geográfo alemão Martin Behaim no Globo de Nuremberga. Valentim Fernandes acrescenta um pormenor, por rogo da dita Senhora, os homens que mereciam morte civil mandou que fossem degredados para esta ilha.
Ainda não satisfeito com o local, Hurtere decide contornar a Ponta da Espalamaca. Próximo do local de desembarque mandou erguer a Ermida de Santa Cruz (onde hoje existe a Igreja de N. Sra. das Angústias). Hurtere regressa a Lisboa e casa-se com D. Beatriz de Macedo, criada da Casa do Duque de Viseu. O Infante D. Fernando, Duque de Viseu e Mestre da Ordem de Cristo, fez-lhe doação da Capitania do Faial, em 21 de Março de 1468. Por volta de 1470, desembarca Willelm van der Hagen, que aporteguesou o seu nome para Guilherme da Silveira, liderando uma segunda vaga de povoadores. O rápido crescimento económico da ilha ficou a dever-se à cultura de trigo e do pastel.
Veja também mais informações no artigo Horta.
É o Padre Gaspar Frutuoso que conta a história de que o primeiro povoador teria sido um eremita vindo do Reino. Este vivia só apenas com algum gado miúdo que nela deitaram os primeiros povoadores (em 1432?), e mais tarde, os moradores da Ilha da Terceira. "Somente no Verão iam pessoas da Terceira a suas fazendas e visitar seus gados e comunicavam com este ermitão." Ele acabaria por desaparecer ao fazer a travessia do Canal do Faial para ir até à Ilha do Pico, numa pequena embarcação revestida de couro.


Tradições, Festas e Curiosidades


Festa do Sr. Santo Cristo da Paia do Almoxarife (1 de Fevereiro); Festa de São João Baptista, padroeiro da nobreza da ilha (24 de Junho), Festas do Culto do Divino Espírito Santo; Festa de N. Sra. das Angústias (), Semana do Mar; Festa de N. Sra. da Graça, na Paia do Almoxarife (); Festa de N. Sra. de Lurdes, na Feteira (), Festa de Santa Cecília, na Matriz, padroeira dos músicos (25 de Novembro), Festa de Santa Catarina de Alexandria de Castelo Branco (), Festa de N. Sra. da Conceição (8 de Dezembro);
A nível de artesanato destacam-se as miniaturas em míolo de figueira que retratam cenas do dia-a-dia, edifícios, flores, animais e pequenos navios, sendo Euclides Silveira da Rosa, o mestre mais conhecido desta arte. A arte popular também engloba esculturas em osso de cachalote, objectos em vime, os bordados de crivo, bordados em ponto de cruz, bordados a palha de trigo sobre tule; as flores de escama de peixe, as toalhas de papel recortado e chapéus e bolsas de palha. Não deixe de conhecer no Capelo, a Escola de Artesanato, pelo trabalho desenvolvido na divulgação do artesanato local e regional, bem como na formação de novos artesãos.
Dentre as personalidades ligadas ao concelho que mais se distinguiram destaca-se: o Duque de Ávila e Bolama e Dr. Manuel de Arriaga, na política (o 1.º Presidente da República Portuguesa); Dr. João José da Graça, no jornalismo; Sário Nunes, na música; Marquês de Ávila e Bolama, como militar e geodesista; e Dr. José de Arriaga, no papel de historiador.

20 junho 2007

Como se levantar e as começar fazer exame de fotos - How to Get up and Start Taking Photos

In English:
http://http://www.wikihow.com/Get-up-and-Start-Taking-Photos

Fazer exame de fotos bonitas é uma coisa, mas a fim começar a esse ponto, você necessita levantar-se, começa seu material ajustar-se acima e ir fora.

Etapas:



Selecione um tema. Encontre um tema que você é confortável com, todo o tema fará, por exemplo, a arquitetura - raspadores do céu; animais - patos; vida diária - pessoa na rua.
Ajuste para fora para fazer exame de fotos. Agora que você tem um tema, vá começam seu saco, jogam sua câmera dentro e fecham-na acima.
Comece algum alimento e um frasco da água, assim que você não será com fome ou thirsty.
Encontre a tecla do poder em seu computador. Esta é a peça a mais dura para a maioria de povos. Pressione essa tecla, levante-se fora de sua cadeira e agarre-se seu saco e ande-se fora

Dicas:



Se você estiver tendo o problema escolher um tema, este será seu tema: grama. Isso pôde soar como um tema dumb, mas é realmente um exercício bom a tentar fazer o a maioria de uma coisa simples como a grama.
A meia - - hora é bastante. Não pense que você tem que ser fora para o descanso do dia. O ponto principal é ir fora e começar estalar.
Se você não souber o que você quer fazer exame de um retrato, cópia justa! Escolha uma foto de uma de seus favoritos e tentativa para ver se você puder combinar his de dela. Há algumas ligações externas com as fotos muito agradáveis.
Jot abaixo de onde você quer ir fazer exame de retratos. Faça exame do caderno com você como você pôde encontrar umas coisas mais interessantes para disparar, mas você está funcionando fora do tempo.
Para os povos que se encontram tímidos, embarrassed ou estranho quando andar ao redor com uma câmera, lá for o wikihow em “como não elasticidade um Crap sobre que povos pensam sobre você ".
Junte um clube da foto, este ajudará muito!
Se você não gostar de juntar um clube da foto, você pode também visitar um de muitos forums em linha da foto. Geralmente têm competições com temas

Novas Fotos

17 junho 2007

Reflection - Reflexão

Nasa : 2007-06-14
Astronauts Jim Reilly and John Olivas (visible among Reilly's helmet reflections), both STS-117 mission specialists, participate in the mission's first planned session of extravehicular activity, resuming construction on the ISS. Among other tasks, Reilly and Olivas connected power, data and cooling cables between S1 and S3.

Image credit: NASA

Portugal Sub21 Goleia Israel


Foi uma desilusão ou um antever daquilo que já muitos estariam à espera, pessoalmente desde o primeiro jogo não acreditei na qualificação por 3 factores:


1º - Falta de empenho dos jogadores, muito especialmente no jogo contra a Bélgica, costuma-se a dizer que "nomes" não ganham jogos.


2º - Umas Tacticas mal feitas por parte do treinador, não há que inventar, os jogadores que jogam 2 anos numa posição não se pode alterar numa selecção e aquela de por um defesa central como lateral direito quando o João Pereira tem jogado muito bem. aliás viu-se quando entrou contra a Holanda.
3º - Os Arbitros e toda a organização do Europeu - Geralmente nós os Portugueses temos a "mania" de reclarmar-mos das arbitragens . Mas analizando um pouco friamente o que notamos foi como o comentador dizia "picuises" dos mesmo e um critério profundamente contra a selecção das quinas.
Mas penso que o facto mais relevante foi mesmo o péssimo jogo contra a Bélgica foi o principal factor que nos afastou das meias finais.
Só mais um aparte ..... como disse um amigo meu "acho que o Sporting fez um grande negócio ao vender agora o Nani" ... a ver vamos se ele consegue se impor no Manchester United.